
GLOBONEWS: Profissionais da linha de frente da Covid relatam exaustão física e psicológica
O estresse, o medo frequente, crises de ansiedade e o burnout
estão entre os problemas psicológicos decorrentes da covid-19, especialmente em profissionais da saúde que atuam na linha de frente.
A matéria da Globonews apresenta a visão de uma médica e uma psicóloga diante do cenário negativo das Unidades de Terapia Intensiva e da tênue relação entre o pessoal e profissional nos hospitais brasileiros.
“É muito doloroso ter que negar leito de UTI. Hoje não tem leito no privado e no público”, constata Suzana Lobo, Diretora Presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Em entrevista, a médica detalha o quão complexo é a UTI: “Pacientes chegam a passar por cem a até mesmo duzentos procedimentos por dia através de uma equipe multidisciplinar”.
A Psicóloga Glauce Corrêa adverte sobre a necessidade de deixar os problemas do trabalho apenas no hospital: “Não adianta ir para casa e deixar a cabeça no hospital, se sentindo culpado por estar bem e descansando”.
Segundo Glauce Corrêa, a fadiga por compaixão e crises de ansiedade são frequentes e ocasionam o afastamento de profissionais da saúde que atuam na linha de frente.
A consequência do descumprimento distanciamento social entre jovens é apresentada na matéria sob a óptica dos residentes, estudantes que possui a mesma faixa de idade desses pacientes, cientes do colapso decorrente desses comportamentos.
Suzana Lobo analisa os sintomas dos novos pacientes e afirma que as sequelas não são as mesmas de um ano atrás: “Degeneração neuromuscular, por exemplo, não era comum nos primeiros pacientes”.
Confira a matéria completa e:
Profissionais da linha de frente da Covid relatam exaustão física e psicológica (globo.com)
Link alternativo caso o vídeo não esteja ativo: https://drive.google.com/file/d/1Zd4u81HUW8FR1w3g6L4HxvNDLl-8dZ-0/view?usp=sharing
Related Posts
Dra. Glauce Corrêa participa do Encontro com Fátima e fala sobre superação ao bullying e amor fraterno
Representando o Instituto SemNó, Dra. Glauce Corrêa participou nesta sexta-feira...
Santa Casa de Misericórdia (RJ) oferece Atendimento Psicológico Gratuito
A pandemia exige dos profissionais da saúde conhecimento, disposição e...
Jornal das 10: Redes sociais como gatilhos para tristeza, ansiedade e depressão
De acordo com uma pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas, 41% dos jovens...
Quarentena: Dicas Práticas para Profissionais na Ativa e Comunidade
Dra. Glauce Corrêa, Presidente do Instituto SemNó, em entrevista ao RJTV, listou...